PROGRAMAÇÃO

PROGRAMA FORMATIVO "PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E GESTÃO CULTURAL"
ESTUDOS DE CASOS, PESQUISA E ORIENT. DE TRABALHOS - MÓD. I
Com Cecília Machado, Juliana Monteiro e convidados

Quartas-feiras, 17 e 24 de abril e 8, 15, 22 e 29 de maio, das 19h às 21h

Sábado, 11 de maio, das 10h às 12h


Os inscritos se propõem a elaborar um projeto de pesquisa em grupo sob orientação dos ministrantes, também responsáveis por definir parâmetros teóricos e práticos como base para o trabalho dos alunos. Serão oferecidas visitas técnicas (virtuais ou presenciais) a patrimônios culturais em restauro, além de museus, arquivos e bibliotecas. 


Inscrições encerradas. Para mais informações, clique aqui.


Cecilia Machado é formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista em História da Arte e em História da Indumentária, é coordenadora de produção museológica, e responsável por diversos projetos de implantação de museus e centros de memória. Atualmente, presta assessoria a museus do interior e da capital paulista. Coordena o Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza, desde 2007.


Juliana Monteiro é formada em Museologia pela Universidade Federal da Bahia e mestra em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atuou no Museu da Energia de São Paulo, Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico e Museu da Imigração de São Paulo. Foi professora do curso técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza, entre 2010 e 2023. Foi professora também do curso de Especialização em Museologia, Educação e Cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2021 e 2023. Atualmente, é diretora, no Brasil, da empresa Sistemas do Futuro, especializada em desenvolvimento de bancos de dados para coleções culturais. É também consultora independente para projetos de documentação de acervos desde 2016.


Foto: Divulgação
MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR