Gestão Poiesis


Constituída em 1995, a POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura é uma organização não governamental que, em 2008, recebeu a qualificação de Organização Social (OS) por parte do Governo do Estado de São Paulo, habilitando-se para ser executora de políticas públicas na área cultural.

A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Com esta perspectiva, a instituição é uma das Organizações Sociais de Cultura parceiras da Secretaria de Cultura e Economia Criativa no processo de execução dos seus objetivos, por meio da política cultural por ela formulada. Por intermédio de um Contrato de Gestão, a POIESIS cuida da gestão de quatro Oficinas e de Programas Especiais de Formação dirigidos para o Interior, cinco Fábricas de Cultura e de dois espaços culturais: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e Museu Casa Guilherme de Almeida.

A POIESIS tem como premissas básicas, a gestão inovadora, a transparência das ações e dos recursos utilizados e a preservação do patrimônio cultural que lhe foi destinado. Conta com especialistas nas áreas específicas em que atua e com uma equipe gestora com larga experiência tanto na área pública quanto na área privada e, constantemente, investe na capacitação dos seus funcionários.

O Conselho de Administração, presidido por Mary Lafer, é composto por nove membros eleitos para mandato de quatro anos, sendo hoje formado por empresários, escritores e jornalistas.

MISSÃO

Operar com excelência a gestão de equipamentos, produtos, projetos e serviços culturais, atendendo com qualidade às demandas dos clientes.