Programa Formativo (online)
PATRIMÔNIO CULTURAL: PRESERVAÇÃO E GESTÃO
De 1 de outubro a 29 de novembro de 2025
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30
Desde 2019, a Casa Mário de Andrade oferece o curso formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e à gestão do patrimônio cultural brasileiro, que visa contribuir para a preparação de profissionais da área. O desenvolvimento do curso encontra eco direto na trajetória do escritor Mário de Andrade enquanto intelectual atuante e gestor público comprometido, sendo figura central na criação de políticas e instituições voltadas à valorização do patrimônio nacional. Como servidor público, notabilizou-se como o diretor-fundador do Departamento de Cultura e Recreação da municipalidade de São Paulo (1935-1938), primeiro órgão público brasileiro dedicado à política cultural, e técnico do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) — atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cujo projeto foi desenhado pelo próprio Mário de Andrade em 1937.
No momento da concepção do curso, o museu ainda não contava formalmente com a estrutura do Centro de Pesquisa e Referência (CPR) e o formativo estava vinculado ao Programa de Exposições e Programações Culturais. Em 2024, com a reestruturação conceitual e organizacional da instituição, somada à análise das avaliações realizadas por participantes e aos diálogos com os professores da última edição, identificou-se a necessidade de revisar o formato e o conteúdo do curso, adequando-o aos novos direcionamentos institucionais e às demandas contemporâneas da área do patrimônio.
Com a reformulação, o curso passa a ser intitulado “Patrimônio Cultural: preservação e gestão”, substituindo o nome anterior “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, com o intuito de refletir de forma mais precisa seu foco temático.
OBJETIVO GERAL
O curso Patrimônio Cultural: preservação e gestão tem como objetivo apresentar e discutir o patrimônio cultural: seus fundamentos conceituais, contextos históricos e sociais, legislação e das principais ferramentas de preservação e gestão. Ao abrir-se à participação de pessoas com graduação completa ou em curso, em qualquer área do conhecimento, o Centro de Pesquisa e Referência da Casa Mário de Andrade busca promover um debate integrado, interdisciplinar e crítico sobre o patrimônio cultural.
JUSTIFICATIVA
O curso Patrimônio Cultural: preservação e gestão foi concebido a partir do legado de Mário de Andrade como um dos principais nomes vinculados às primeiras políticas públicas de patrimônio no Brasil e da atuação da Casa Mário de Andrade como espaço de reflexão crítica sobre cultura, memória e diversidade. Com base em avaliações de edições anteriores e no fortalecimento do Centro de Pesquisa e Referência do museu, o curso passa por uma reformulação, buscando ampliar o acesso à formação na área e promover o debate interdisciplinar sobre as práticas de preservação e de gestão do patrimônio cultural à luz dos desafios contemporâneos.
PÚBLICO ALVO
Pessoas interessadas em aprofundar conhecimentos e habilidades em áreas como preservação, gestão e pesquisa do patrimônio cultural.
CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Podem se inscrever pessoas com curso superior completo ou em andamento, em qualquer área do conhecimento, mediante comprovação de matrícula ou conclusão de curso.
VAGAS
Serão oferecidas 30 vagas, das quais 05 serão reservadas para bolsas e 05 serão ofertadas as vagas aos participantes que não concluíram o curso em 2024, desde que estejam aptas para a rematrícula.
INSCRIÇÕES E VALOR
As inscrições prévias serão realizadas por meio de preenchimento de formulário online disponível ao fim dessas instruções e serão válidas para os três módulos, não sendo possível cumprir o curso parcialmente.
Após o preenchimento do formulário, solicitamos que envie o quanto antes, até 15/9, para o e-mail formativo@casamariodeandrade.org.br, com o assunto "Inscrição - Programa Formativo 2025" e nome completo no corpo do e-mail, os seguintes documentos anexos para análise de sua inscrição:
1) Cópia de documento de identidade;
2) Declaração de matrícula ou de conclusão de curso superior.
Após a análise dos documentos e divulgação dos resultados, o interessado receberá um e-mail com as instruções para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$100 (cem reais), recurso que será destinado ao fortalecimento das atividades do museu, reconhecendo o potencial da Casa Mário de Andrade como agente formador.
Atenção: sua inscrição só será efetivada após a divulgação dos resultados e pagamento da taxa.
POLÍTICA DE BOLSAS
Como parte do compromisso da Casa Mário de Andrade com a promoção da democratização do acesso à cultura, serão oferecidas 5 (cinco) bolsas integrais para o curso livre Patrimônio Cultural: preservação e gestão. Essa iniciativa visa ampliar as oportunidades de participação no curso, fomentando a presença de perfis historicamente sub-representados no campo da preservação e da gestão cultural. As bolsas são destinadas a pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos, e, dentro desse contexto, serão priorizadas pessoas negras, indígenas, transgêneras e/ou com deficiência. O processo de concessão da bolsa será realizado por um processo de triagem interno.
Para solicitações de bolsas, os interessados(as) deverão preencher essa opção no formulário de inscrição.
CONCLUSÃO DO CURSO
Terão direito à emissão de certificado os participantes que comparecerem a pelo menos 75% das aulas e entregarem as atividades dos módulos dentro do prazo. A evasão ou não cumprimento dos critérios supracitados não darão direito à emissão de certificado ou aproveitamento da vaga para as próximas edições do curso.
ESTRUTURA
O curso será composto por 13 aulas virtuais, com duas horas e meia de duração cada, divididas em 3 módulos em formato virtual e ao vivo. Além das aulas expositivas também serão organizadas 2 visitas presenciais facultativas.
CRONOGRAMA
Inscrições: de 08/09 a 15/09
Resultado das inscrições e das bolsas: 23/09
Período de pagamento da taxa de inscrição: 23/09 a 28/09
Início das aulas: 01/10