PROGRAMA FORMATIVO “PATRIMÔNIO, MEMÓRIA E GESTÃO CULTURAL”
O Centro de Pesquisa e Referência do museu Casa Mário de Andrade oferece, em 2023, a 4ª edição do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, um conjunto de cursos e atividades relacionados à preservação e gestão do patrimônio cultural brasileiro, que visa a colaborar para a preparação de profissionais da área. A cada ano, um novo ciclo se inicia, abrindo-se vagas para a nova turma. O Programa permite que o inscrito conclua todas as atividades dentro de um ano ou frequente as aulas durante mais de um ciclo, conforme a sua disponibilidade. A grade curricular é composta por oficinas e cursos obrigatórios e por atividades complementares, oferecidas regularmente na programação do museu Casa Mário de Andrade.
PROCESSO DE SELEÇÃO
A seleção será feita com base no currículo do candidato e numa carta de intenção que justifique seu interesse em cursar o Programa.
NÚMERO DE VAGAS ABERTAS A CADA CICLO
De 50 a 60, dependendo do número de alunos remanescentes dos ciclos anteriores.
COMPOSIÇÃO DA GRADE CURRICULAR
Os alunos matriculados deverão cumprir:
- Um mínimo de 76 horas-aula, correspondentes a 75% de frequência obrigatória nos cursos da parte teórica e da parte prática.
- Um mínimo de 24 horas em palestras ou outras atividades relacionadas a cultura, literatura e artes nas três casas da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.
- Um mínimo de 9 horas como participante do Encontro de Museus-Casas Literários (de frequência anual), correspondentes a 75% da carga horária total do evento (12 horas).
Os alunos poderão completar os números mínimos das diversas atividades em mais de um ciclo do Programa, ou seja, quem não puder frequentar todas as atividades em um ciclo poderá completar os créditos no ano seguinte.
Após completar o mínimo de créditos nas atividades descritas acima, o participante deverá entregar um trabalho de conclusão do Programa. O trabalho deverá ser entregue juntamente com o histórico de atividades preenchido. O Certificado de Conclusão do Programa será emitido dentro de dois meses a partir da data de entrega de toda a documentação obrigatória para a conclusão.
É importante observar que a frequência mínima para reconhecimento do crédito dos cursos é de 75%. No caso dos cursos divididos em módulos, será necessário atingir 75% de presença em cada módulo. Na contagem de horas dos cursos, a constar do histórico de atividades do Programa, serão computadas apenas as aulas a que o aluno tiver efetivamente assistido.
O Programa é composto pelos seguintes tipos de atividades:
1.1. PATRIMÔNIO CULTURAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS
Terças-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal); Carga horária: 30 horas
Esta atividade contínua discute aspectos relacionados à memória e diversidade do patrimônio cultural, conceitos, trajetória e temas contemporâneos sobre o assunto e questões relevantes para a história do pensamento sobre a identificação e preservação do patrimônio histórico-cultural, segundo a perspectiva de diferentes modelos teóricos. Questionamentos e decisões que norteiam continuamente o trabalho e atuação do profissional relacionado ao patrimônio serão discutidos sob a ótica de teorias correlatas ou contrastantes.
1.2. GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Quintas-feiras, das 19h às 21h (em frequência semanal); Carga horária: 30 horas
O curso apresenta diferentes metodologias de trabalho em museologia abordando aspectos de salvaguarda e preservação patrimonial, bem como processos de comunicação museal e de mediação com os diferentes públicos de museus. Irá abordar alguns temas que dizem respeito a temas sensíveis a museologia contemporânea.
1.3 ESTUDOS DE CASOS, PESQUISA E ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS
Sábados, das 10h às 13h (em frequência semanal); Carga horária: 45 horas
Os inscritos se propõem a elaborar um projeto de pesquisa em grupo sob orientação do ministrante, também responsável por definir parâmetros teóricos e práticos como base para o trabalho dos alunos. Serão oferecidas visitas técnicas (virtuais ou presenciais) a patrimônios culturais em restauro, além de museus, arquivos e bibliotecas..
1.4. ENCONTRO DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS
Os alunos do Programa deverão participar deste evento anual, realizado pela Rede de Museus-Casas Literários do Estado de São Paulo (formada por Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade), cujo objetivo fundamental é promover a troca de experiências entre instituições relacionadas a personalidades da literatura, por meio de profissionais a elas ligados, ou cujo campo de estudos se associe a tal segmento. O evento é destinado a profissionais e estudantes das áreas de museologia, arquivologia, biblioteconomia, letras (línguas, literatura, teoria literária e tradução), artes plásticas, artes cênicas, história, sociologia, turismo e afins, bem como a representantes da comunidade acadêmica e de instituições públicas, e, de modo geral, a interessados em museus e cultura.
HORÁRIO E LOCAL
Os encontros poderão ser virtuais ou híbridos, enquanto houver restrições a atividades presenciais em decorrência das obras de ampliação do museu Casa Mário de Andrade. Assim, é previsto que sejam realizados on-line, pela plataforma Zoom, ou presencialmente, no Museu Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, nº 546, Barra Funda), possivelmente com transmissão on-line. As visitas técnicas poderão ocorrer de forma presencial ou virtual, conforme o cronograma da disciplina, com possibilidade de equivalência de visita a outros espaços para alunos residentes em outras cidades.
INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO
As inscrições para o próximo ciclo do Programa Formativo “Patrimônio, Memória e Gestão Cultural”, a ser realizado de abril a setembro de 2023 estão abertas e poderão ser feitas até 7 de março.
Para participar preencha a ficha de inscrição abaixo e envie-a – juntamente com uma carta de intenção e o seu currículo – para o endereço contato@casamariodeandrade.org.br
CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DOS PERÍODOS DE MATRÍCULA:
14/3/23 – Divulgação do resultado do processo seletivo. Os candidatos escolhidos em primeira chamada serão informados por e-mail.
de 15/3/23 a 22/3/23 – Matrícula dos selecionados. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa única de matrícula, no valor de R$ 300,00, por meio de depósito ou transferência bancária para a conta:
Banco do Brasil Agência: 6998-1
Conta corrente: 7878-6
Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura
CNPJ: 00.894.851/0001-25
O aluno deverá enviar o comprovante bancário e o Formulário de Inscrição em disciplinas obrigatórias para o endereço contato@casamariodeandrade.org.br, confirmando a aceitação da vaga.
28/3/23 – Chamada aos candidatos da lista de espera. A convocação dos candidatos em segunda chamada será feita por e-mail.
de 29/3/23 a 06/4/23 – Matrícula dos candidatos convocados em segunda chamada. Os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa única de matrícula, no valor de R$ 300,00, por meio de depósito ou transferência bancária para a conta:
Banco do Brasil Agência: 6998-1
Conta corrente: 7878-6
Titular: Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura
CNPJ: 00.894.851/0001-25
A taxa única de matrícula, válida para todo o Programa, é de R$ 300,00.
Possibilidades de bolsa ou desconto:
- Serão concedidas até cinco bolsas integrais a candidatos que forem selecionados no processo seletivo e que na divulgação do resultado declararem baixa renda, por meio de formulário a ser solicitado pelo e-mail contato@casamariodeandrade.org.br
18/4/2023 – Início das aulas
CONHEÇA NOSSOS PROFESSORES:
DISCIPLINAS REGULARES
PATRIMÔNIO CULTURAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS
Fernando Atique é professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra disciplinas na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É, atualmente, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFESP. É Arquiteto e Urbanista (1999) pela Universidade de São Paulo – USP, onde também realizou mestrado (2002) e doutorado (2007). Foi pesquisador (Visiting Scholar), com bolsa CAPES, na University of Pennsylvania - Penn -, nos EUA, no Department of History of Art (2006). É pós-doutor em História, com bolsa FAPESP, pelo History Department da New York University - NYU - (2016). É membro fundador da Associação Ibero-Americana de História Urbana - AIHU. É, também, membro do ICOMOS-Brasil. Foi conselheiro no CONDEPHAAT, como representante do IAB-SP (2021-2022). Também é colaborador da Secretaria Executiva do Núcleo DOCOMOMO São Paulo.
GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL
Marilúcia Bottallo é doutora em Ciências da Informação e mestre em Artes, ambos pela ECA/USP. Graduada em História pela FFLCH/USP. Museóloga formada pelo Instituto de Museologia de São Paulo da FESP com Especialização em Documentação Museológica e Gestão Institucional. Atuou profissionalmente no MAM/SP, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, National Museum of American Art / Smithsonian Institution e no Centro de Memória da Fundação Bunge. Diretora Técnica do Instituto de Arte Contemporânea, onde implantou seu Núcleo de Documentação e Pesquisa. Criadora, Coordenadora e Docente da Pós-Graduação em "Museologia, Colecionismo e Curadoria" do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
ESTUDOS DE CASOS, PESQUISA E ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS
Cecilia Machado é formada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-graduada em Museologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Especialista em História da Arte e em História da Indumentária, é coordenadora de produção museológica, e responsável por diversos projetos de implantação de museus e centros de memória. Atualmente, presta assessoria a museus do interior e da capital paulista. Coordena o Curso Técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude, do Centro Paula Souza, desde 2007.
Nádia Silva Lima possui licenciatura em História, pela Universidade Nove de Julho (2020), com formação técnica em Museologia pela ETEC Parque da Juventude (2018). É educadora no Espaço Memória Carandiru. Foi Técnica em Museologia no Museu Penitenciário Paulista (2020-2021). Participou dos projetos de elaboração dos Planos Museológicos do Museu da Pesca (2022); Pinacoteca de São Paulo (2022); Centro de Memória do Circo (2021); Museu de Arte Osório César (2019); e Casa Mário de Andrade (2018).