PROGRAMAÇÃO

Encontro peripatético
SÍTIO SANTO ANTÔNIO
Com Silvio Luiz Cordeiro

SÍTIO SANTO ANTÔNIO: patrimônio afetivo de Mário de Andrade

Sábado, 13 de abril, das 10h às 14h30


Uma visita ao Sítio que pertenceu ao bandeirante Fernão Pais de Barros, localizado na zona rural de São Roque (a 68 quilômetros de São Paulo), com a antiga Casa-Grande (de meados do século XVII) e a Capela de Santo Antônio (1681-1682). Mário de Andrade publicou importante relato ilustrado de sua visita ao lugar em 1937 e recomendou o seu tombamento pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (atual Iphan). Em 1944, ele adquiriu a propriedade e a doou ao Sphan. Neste passeio, com a orientação do arquiteto e arqueólogo Silvio Luiz Cordeiro, vamos conhecer o contexto histórico que envolve a violência da escravidão indígena e africana, as técnicas construtivas utilizadas na arquitetura e os fatores relacionados à patrimonialização e ao restauro desse sítio que tanto interessou ao escritor e pesquisador modernista.


As inscrições estão encerradas (vagas esgotadas).

Ponto de encontro: Oficina Cultural Oswald de Andrade. A alimentação ficará a cargo do participante (haverá pausa durante o passeio para almoço). Endereço: Rua Três Rios, 363, Bom Retiro. Foram disponibilizadas 20 vagas para participação presencial (vagas esgotadas). Inscrições encerradas.

Atenção: o ponto de encontro foi alterado da Casa Mário de Andrade para a entrada da Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363, Bom Retiro. A concentração será às 7h e a saída do ônibus, às 7h30. 


Silvio Luiz Cordeiro é Arquiteto Urbanista (FAU/USP) e doutor em Arqueologia (MAE/USP). Desde os anos 1990, desenvolve projetos e estudos, especialmente em ciências humanas, conjugados à produção cultural e artística. Fotógrafo e documentarista, produz e dirige documentários, ensaios audiovisuais e fotográficos. Criou a Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia (MAIA). Atua como consultor em projetos culturais e desenvolve oficinas em comunidades pelo Brasil, inclusive indígenas. Diretor das produtoras Museu Imaginário e Nômade. Membro do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio da Universidade de Coimbra (CEAACP) e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb), Portugal. Coordenador da série internacional de estudos transdisciplinares Antropocênica.


Foto: Departamento de Turismo - Prefeitura de São Roque
MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR