PROGRAMAÇÃO

Curso
MODERNISMO(S) NO BRASIL
Com Rodrigo Estramanho de Almeida

MODERNISMO(S) NO BRASIL: CULTURA, POLÍTICA E SOCIEDADE EM INÍCIOS DO SÉCULO XX 

Quartas-feiras, 10, 17, 24 e 31 de agosto, das 19h às 21h


O curso abordará as dimensões políticas e sociais das décadas de 1920 a 1940 com foco nas questões relacionadas à produção artística e cultural no Brasil com vistas a uma compreensão dos debates, conflitos, consensos e permanências do modernismo, sobretudo pela participação dos intelectuais paulistas no processo.


Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

O link será enviado aos inscritos por e-mail. 


Cronograma das atividades:


10/08 - Panorama sociopolítico do Brasil em inícios do século XX 

Serão abordados aspectos da sociedade, da política e das artes no Brasil entre 1900 e 1930 com o objetivo de situar os principais elementos que levaram a emergência do modernismo, sobretudo em São Paulo. 


17/08 - A inteligência brasileira às vésperas da modernização 

Introdução sobre as questões que pautaram a criação e o debate intelectual no Brasil e em São Paulo nos inícios do século XX.


24/08 - O modernismo em São Paulo I 

Análise do modernismo por meio de itens da produção intelectual e artística repercutida em São Paulo, sobretudo a partir de 1922. 


31/08 - O modernismo em São Paulo II 

Continuidade à análise do modernismo por meio de itens da produção intelectual e artística repercutida em São Paulo, sobretudo a partir de 1922.


Rodrigo Estramanho de Almeida é Bacharel em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (ESP), Mestre e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Psicanalista membro do Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae.  Atualmente é professor da Sociologia e Política: Escola de Humanidade, Coordenador da Escola Pós-Graduada de Ciências Sociais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e pesquisador no Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP.


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.

*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural".



Foto: Aurélio Becherini. Acervo do Museu da Cidade de São Paulo.

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR