PROGRAMAÇÃO

Grupo de Pesquisas e Estudos
MEIO-AMBIENTE, PERMACULTURA E SUSTENTABILIDADE
Com Vinicius Pereira e convidadas

Quintas-feiras, 9, 16, 23 e 30 de setembro, das 19h às 21h


Com enfoque em sustentabilidade e meio-ambiente, o grupo se dedicará ao estudo de ações culturais destinadas ao combate à seca, à recuperação de nascentes e ao reaproveitamento de águas pluviais em espaços urbanos.


Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

O link será enviado aos inscritos por e-mail. 


Cronograma das atividades:


09/09 - Introdução à permacultura.

No primeiro encontro, apresentaremos ao público o que é permacultura e como é possível transformarmos a realidade do nosso planeta através de escolhas simples.

Com Vinicius Pereira.


16/09 - Manejo de Águas Urbanas.

Nesta conversa, pretendemos mostrar como a crise hídrica pela qual passamos é fruto de más escolhas humanas, e que é possível termos um olhar consciente para o manejo integrado das águas urbanas.

Com  Andrea Pesek.


23/09 - Economia solidária: uma ponte para a partilha justa.

Neste encontro, lançaremos um olhar para um conjunto de reflexões, conhecimentos e práticas que oferecem um caminho possível para a construção da partilha justa: a economia solidária. 

Com  Julia Lourenção.


30/09 - Bioconstrução.

No último encontro do ciclo, apresentaremos ao público conceitos e técnicas da bioconstrução.

Com  Andressa Violeta.


Andrea Pesek é educadora, jardineira agroecológica, permacultora e videoartista. Participou da horta comunitária das Corujas desde seu começo, em 2012, um lugar de aprendizado coletivo e vivo sobre alimento orgânico, regeneração e amor à terra no meio da cidade de São Paulo. Faz parte do coletivo Ocupe & Abrace desde sua fundação em 2013. O coletivo revitalizou a Praça da Nascente através da restauração das nascentes da praça, hoje um símbolo de cidade generosa, abundante e criativa feita pelas pessoas. Faz parte do projeto NascenteSP que, junto com Rios e Ruas e Existe Água em SP, analisou a qualidade das águas de 10 nascentes em diferentes regiões de São Paulo, mostrando que a qualidade dessas águas é boa e permite muitos usos. Faz parte do coletivo Permacultores Urbanos e criou o projeto Jardim Agroecológico. 


Andressa Violeta é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola da Cidade (2011). Foi diretora da Escola de Bioconstrução do Fundo Social de São Paulo - Governo do Estado, e representante do FUSSP na Comissão Estadual de São Paulo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Atuou como arquiteta na gestão social integrada com as famílias impactadas pelas obras do Rodoanel, através da Diagonal Transformação de Territórios (2013). Participou com o Grupo Fresta do desenvolvimento da metodologia e execução das oficinas participativas para projetos de arquitetura com o povo Guarani Mbya (2016). Foi co-fundadora da Escola Sem Muros e coordenadora pedagógica do Coletivo Permasampa, atuando na disseminação e popularização do ensino da Permacultura em São Paulo.


Júlia Lourenção é geógrafa formada na Universidade de São Paulo (2020), integrou o grupo de consumo responsável da USP ComerAtivamente entre 2014 e 2016. Atua, a partir de 2016, em feiras de economia solidária, como a AMESOL e Feira Feminista da FAU, como empreendedora, educadora ambiental e oficineira.  Desde 2020 coordena a rede de economia solidária e feminista que produz a Feira Agroecológica e Cultural de Mulheres no Butantã. Representou a feira como convidada de rodas de conversa e debates em SESCs durante a pandemia para debater os novos rumos do trabalho e compartilhar as experiências da Feira Agroecológica. É integrante da coordenação provisória da Rede de Economia Solidária e Feminista nacional (RESF), e representante do Fórum Municipal de Economia Solidária de São Paulo (FMESP). É educadora e redatora da rede Permacultores Urbanos (2021).


Vinicius Pereira é graduado em educação artística (FASM 2007) e pós-graduando em educação para a sustentabilidade (GAIA/UNIFAL 2021). É fundador da rede Permacultores Urbanos e responsável pelos projetos Escola de Cisterna (com mais de 30 escolas atendidas nos estados de São Paulo e Goiás) e Casa Autônoma, através do qual realiza cursos e consultoria para residências e empresas na capital paulista. Realizou trabalhos de regeneração socioambiental atendendo aos atingidos pela lama de Brumadinho e Mariana utilizando a música como ferramenta de sensibilização e ferramentas da permacultura para a captação e filtração de água da chuva. Cantor e compositor do Bando de Seu Pereira, já realizou apresentações em vários SESCs e casas de cultura.


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.

*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural".


Foto: Vinicius Pereira

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR