PROGRAMAÇÃO

Curso
A DISPUTA DA MEMÓRIA: MUSEUS DIGITAIS
Com Jamile Borges

Quartas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de outubro, das 19h às 21h 


A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet.

O link será enviado aos inscritos por e-mail*. 


O curso, voltado para interessados em memória, coleções e história, pretende discutir como as tecnologias contemporâneas podem ser ferramentas para novas perspectivas do patrimônio. A proposta apresentará formas de preservação das memórias e debaterá a construção de novas interpretações dos acervos, observando-se as polifonias e referências epistemológicas.


Cronograma das atividades:


07/10 – Memória e a disputa de narrativas históricas;

14/10 – Museus digitais e suas especificidades;

21/10 – Tecnologia e preservação cultural;

28/10 – Democratização de acesso à cultura por meio de acervos digitais.



Jamile Borges é Pós-Doutora pela Universidade de Lisboa. Pesquisadora Permanente do Centro de Estudos Afro-Orientais. Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos - PÓSAFRO/UFBA para o biênio 2019-2021; Editora da Revista Afro-Ásia Qualis A2. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1994), Bacharelado em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999). Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos - PÓSAFRO/UFBA. É Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia e Professora na pós-graduação em diversas instituições de Ensino Superior; Investigadora do Programa Interdisciplinario sobre Estudios Descoloniales (PIED) con sede en el Centro de Investigaciones Multidisciplinarias en Educación (CIMED) en la Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional de Mar del Plata. Desenvolve pesquisa no Centro de Estudos Afro-Orientais /CEAO-UFBA. Desenvolve Pesquisa em África/ Guiné-Bissau, Cabo-Verde e Moçambique. É Membro Permanente na Coordenação do Curso de Estudos Avançados Fábrica de Idéias -CEAO/UFBA/FORDSEPHIS. Desenvolve pesquisas na área de antropologia do mundo contemporâneo (África), antropologia e museus (formação e gestão de coleções; patrimonialização e musealização em contextos transculturais; projetos na área do patrimônio e museus digitais). Coordena o MUSEU AFRO DIGITAL em parceria com a Biblioteca Nacional-RJ, UERJ, UFPE E UFMA, UFMGS.


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.

*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural".

* Inscrições encerradas.


Foto: Acervo pessoal

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR