PROGRAMAÇÃO

Curso
TEORIA E PRÁTICA DAS DANÇAS DRAMÁTICAS DO VALE DO PARAÍBA
Por Mestre Silvio Oliveira

Terças-feiras, 2, 9, 16, 23 e 30 de abril, das 18h às 21h


| Vagas: 20* | 

 

Em aulas teóricas e práticas, o público terá a oportunidade de conhecer os estudos deixados por Mário de Andrade sobre as danças dramáticas do Vale do Paraíba, com destaque para as congadas e suas variações. Nos encontros, os alunos poderão vivenciar os ritmos e os bailados presentes nestas manifestações. 


02/04 - Apresentação sobre os reinos do Congo, Angola e Moçambique, com prática nos ritmos e cânticos de variantes de "Congadas";

09/04 - Introdução ao Catolicismo e costumes europeus em Reinos Bantus; prática em bailado do  Moçambique;

16/04 - Irmandades do Rosário de negros: Portugal,  África e Brasil; prática nas variações do bailado do Moçambique: "Paulista" e "Mineiro";

23/04 - As Irmandades de São Benedito e o Ciclo do Café no Vale do Paraíba; prática em Jongo de roda.

30/04 - Êxodo Rural e Revolução Industrial; difusão das manifestações afro-brasileiras no Vale do Paraíba, com prática em Congada, Moçambique e Jongo.


Mestre Silvio Oliveira é presidente da Casa do Congado – Associação das Congadas, Moçambiques e Marujadas de Mogi das Cruzes, e membro da Comissão Paulista de Folclore, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Capital, da Comissão Pró-Festa do Rosário da Penha e da Comissão Pró-Memória de Mogi das Cruzes.



*Inscrições encerradas.


Foto: Carolina Conti

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR