PROGRAMAÇÃO

Curso
MITOLOGIA, LITERATURA E CINEMA: O IMAGINÁRIO DE MACUNAÍMA
Com Carlos Gonçalves

Quintas-feiras, 19 e 26 de janeiro e 2 e 9 de fevereiro, das 19h às 21h


O curso pretende analisar a construção do imaginário simbólico e estético do personagem Macunaíma a partir de três estruturas narrativas distintas, com o objetivo de discutir a diversidade cultural brasileira, destacando os elos entre mitologia, tradição e modernidade na literatura e cinema.


Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 19/01.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.


Cronograma das atividades:


19/01  A mitologia

Apresentação dos mitos dos povos indígenas do Roraima, fonte do livro de Mário de Andrade: o herói Macunaíma e seus irmãos Jiguê e Maanape; a icamiaba Ci (amazona) e o monstro Piaimã.


26/01 A literatura

O “processo criativo e etnográfico” de Mário de Andrade. A narrativa singular do texto inspirado tanto nos referidos mitos indígenas como em lendas do folclore brasileiro.


2/02  O cinema

A transposição do imaginário simbólico de Macunaíma para o cinema. As alegorias visuais criadas por Joaquim Pedro de Andrade, expoente do Cinema Novo, em filme de concepção estética tropicalista.


9/02  Revisão geral e atualidade do tema

Retomada dos principais aspectos discutidos sobre o imaginário social e simbólico de Macunaíma e reflexão da temática em contexto do tempo presente, século XXI.


Carlos Gonçalves é pós-doutorando em Comunicação e Audiovisual pela USP-ECA. É Doutor em Ciências Sociais - Antropologia (PUC-SP), com tese voltada à pesquisa do gênero filme de estrada. Realiza estudo de recepção de webséries brasileiras de ficção e originais Netflix. É professor em Pós-Graduação do SENAC e cursos livres de cinema no SESC e Casa Guilherme de Almeida.


Foto: Cena do filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade.

MAPA DO SITE
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR