PROGRAMAÇÃO

Curso
CONSTRUÇÕES DO IMAGINÁRIO MODERNISTA DA INDEPENDÊNCIA
Com Thaís Waldman e Alexandre Araujo Bispo

CONSTRUÇÕES DO IMAGINÁRIO MODERNISTA DA INDEPENDÊNCIA: MONUMENTOS E ESTÁTUAS EM DEBATE


Quintas-feiras, 10, 17, 24 de novembro e 1º de dezembro, das 19h às 21h



O curso apresentará um panorama das narrativas modernistas construídas em torno da valorização da Independência do Brasil, por meio da análise de materiais de arquivo sobre monumentos e estátuas edificadas no século XX que atualmente são contestadas e estão em processo de ressignificação.



Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom. Inscrições até 10/11.

O link será enviado aos inscritos por e-mail. 

Em caso de dúvidas, escreva para contato@casamariodeandrade.org.br



Cronograma das atividades: 


10/11 - A “febre estatuária” dos anos 1920;


17/11 - Monumento de papel: a Independência na imprensa negra paulista. Convidado: Alexandre Araujo Bispo;


24/11 - Monumentos (e documentos) que inflamam;


1/12 - Mãe Preta no IV Centenário. Convidado: Alexandre Araujo Bispo.



Thaís Chang Waldman é Doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), recebeu o Prêmio Melhor Tese em Humanidades pela Latin American Studies Association (LASA), e obteve título de mestre pela mesma instituição, com dissertação premiada pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), que deu origem ao livro Moderno Bandeirante: Paulo Prado entres espaços e tradições (FAPESP/Alameda). É também especialista em Arte e Cultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (IA/UNESP) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Museu Paulista (MP/USP) junto ao Projeto Temático FAPESP Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento.



Alexandre Araujo Bispo é Doutor (2019) e Mestre (2012) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Bacharel (2010) e Licenciado (2015) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, com pesquisas sobre imaginários urbanos; arquivos pessoais e colecionismo; relações raciais e memórias de mulheres. Membro do grupo de pesquisa CNPq Coletivo ASA: Arte, saberes. Curador, entre outras, da exposição: Medo, fascínio e repressão na Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938 (2015).



Foto: "Monumento às Bandeiras", de Victor Brecheret. Intervenção com a obra "Brasil Terra Indígena", de Denilson Baniwa. Coletivo Coletores. 

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR