PROGRAMAÇÃO

Palestra
CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE II
Com Lucineide Vieira e convidados

Sábados, 25 de abril e 27 de junho, das 16h30 às 18h


A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet.



Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer a tradição do cordel, gênero literário que foi reconhecido, em 2018, como patrimônio imaterial pelo IPHAN. A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras.

 

25/04 -  Josué Gonçalves de Araújo comenta a adaptação que fez para o cordel de Macunaíma - o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade.


27/06 - Varneci Nascimento recita e comenta o cordel O Martírio de uma mãe pelo filho drogado.



Lucineide Vieira da Silva Cipoli é graduada em Pedagogia (UEPB), com pós-graduação  em Língua Portuguesa (PUC/SP). Atua como professora de Sala de Leitura na Prefeitura de São Paulo , palestrante e mediadora de leitura. É Youtuber Literária no canal Estiloeliteratura. 


Josué Gonçalves de Araújo. Nasceu no Pontal do Paranapanema na cidade de Marabá Paulista – SP, mas viveu toda a sua infância e juventude na cidade vizinha, Mirante do Paranapanema e, aos 18 anos de idade, migrou para a capital paulista. Foi bancário e atualmente, além de escritor é diagramador de textos para a Editora Luzeiro e Magazine Gibi.


Varneci Nascimento é graduado em História pela UEPB e autor de mais de 300 títulos em cordel. Adaptou Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis,  A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. Lançou O Pequeno Polegar e Branca de Neve. Foi contemplado com o prêmio Mais Cultura de Cordel 2010 - edição Patativa do Assaré, do Ministério da Cultura, com a obra "O Martírio de uma mãe pelo filho drogado". Vencedor no Concurso Nacional de Cordel, promovido pelo CTN- SP. É coordenador editorial da editora Luzeiro. 


*Inscrições encerradas.



Foto: Josué Gonçalves