PROGRAMAÇÃO

Curso
SABERES TRADICIONAIS DO VALE DO JEQUITINHONHA
Por Rudá K. Andrade

Quintas-feiras, 5, 12, 19, e 26 de setembro, das 19h às 21h


| Vagas: 40* | Para realizar sua inscrição, clique aqui


No curso, ministrado por Rudá K. Andrade, o público terá a oportunidade de conhecer as tradições populares associadas ao patrimônio imaterial dos altos do Vale do Jequitinhonha. Para tanto, a partir dos saberes tradicionais, a atividade propõe uma abordagem cultural dos cantos sagrados de enterro e de trabalho conhecidos como vissungos, revelando um processo histórico onde ressalta-se a presença marcante da herança da cultura negra, na língua, agricultura e culinária: expressões culturais que fazem parte daquilo que denominamos como Cultura Vissunga.


Cronograma das atividades:


05/09 – Saberes tradicionais do Milho Verde: apresentação do curso e exibição dos documentários Saberes Tradicionais, 2013; Toques de Sino, Rapadura e Jabuticaba (Dir. Rudá K. Andrade);


12/09 – Vissungo com Angu: apresentação do conceito Cultura Vissunga com a exibição do documentário Vissungo com Angu, 2013 (Dir. Rudá K. Andrade),  e Vissungo, fragmentos da tradição oral, 2009 (Dir. Cassio Gusson) e audição de cantos vissungos interpretados por Mestre Ivo e registrados em 2011; 


19/09 – Exibição e roda de conversa sobre o documentário Terra deu, terra come, 2010 (Dir. Rodrigo Siqueira);


26/09 – Releituras da tradição e as aventuras literárias dos boletins poéticos “Sempre Viva”, com a apresentação das publicações e conversa com Vitor Kawakami, editor da Sempre Viva Editorial.



Rudá K. Andrade é graduado em Historia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e possui mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), onde apresentou a dissertação Vissungo com Angu – Histórias e memórias da produção e consumo de Fubá no Alto Jequitinhonha. Tem experiência na área de História, curadoria, pesquisa e na realização de documentários, com ênfase no audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: mitologia brasílica, Modernismo brasileiro, antropofagia, História do Brasil, História Oral e no debate de linguagens audiovisuais.


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade. 

MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR