PROGRAMAÇÃO

Palestra
O CHORO DE ADEMILDE FONSECA: 100 ANOS
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Inácio Gonçalves

Sábado, 20 de fevereiro, das 16h30 às 18h 


A atividade será desenvolvida na plataforma Google Meet.

Para acessar a atividade, clique aqui. A sala será liberada 10 minutos antes do início do evento.


A Casa Mário de Andrade promove uma roda de escuta de discos 78 rotações em homenagem ao centenário de nascimento da cantora Ademilde Fonseca (1921-2012), uma das mais representativas cantoras do choro brasileiro.


Biancamaria Binazzi é radialista, produtora cultural com mestrado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). É idealizadora do projeto Goma-Laca, destinado à pesquisa e difusão da música em 78 rpm tendo produzido os discos “Goma-Laca: Afrobrasilidades em 78 rpm” e “Goma-Laca: Cantos Populares do Brasil de Elsie Houston”. Como radialista, produziu programas e séries sobre discografia brasileira em 78 rpm para a Rádio Cultura Brasil, Rádio Batuta - IMS e Web-Rádio do Centro Cultural São Paulo (Discoteca Oneyda Alvarenga).


Gilberto Inácio Gonçalves é cirurgião dentista e pesquisador de música brasileira. Em seu apartamento na Mooca, possui um acervo próprio de cerca de quinze mil discos em 78 rpm e cinco mil em 33 rpm, que há mais de dez anos tem sido fonte de consulta e pesquisa para músicos e pesquisadores de todo o país. A partir de sua coleção, já ministrou cursos como "Pixinguinha e Radamés em 78 rpm" (com Paulo Serau), " A indústria fonográfica paulista em discos 78" (com Bruno Baronetti) e, "Gira-Disco: Pequena história do 78 rpm" (com Biancamaria Binazzi) entre outros.


Foto: Acervo particular