PROGRAMAÇÃO

Curso
FOTOGRAFIA
Com Marco Aurélio Olimpio

Terça a quinta-feira, 28, 29 e 30 de janeiro, das 19h às 21h 

| Vagas: 40* | 


Mário de Andrade tinha um apreço especial pela fotografia e pela revelação dos filmes. No curso, serão analisadas algumas imagens feitas pelo escritor e os participantes poderão desenvolver algumas técnicas relacionadas a elas. Esta atividade associa-se à exposição Mário Fotógrafo, em cartaz no porão da Casa.


Cronograma das atividades


28/01 - Abordagem sobre fotografia como crônica social a partir do documento visual e das narrativas que Mário de Andrade estabeleceu pelos lugares e pessoas que se propôs a fotografar, além da importância desses registros hoje para a História. Na sequência, os participantes realizarão um giro fotográfico em grupo pela Casa e pelo quarteirão, se possível;


29/01 - Discussão das imagens produzidas, com a produção de um texto sobre as fotografias;


30/01 – Projeção das imagens, leitura dos textos produzidos e debate sobre o processo criativo, relacionando Mário de Andrade como escritor, poeta, historiador do uso da fotografia e os processos analógicos.


Marco Aurélio Olimpio é fotógrafo. Trabalhou no SESC Pompéia de 1992 a 1994 como laboratorista fotográfico. Transferiu-se posteriormente para a PUC-SP onde exerceu por 13 anos a função de técnico em ensino de fotografia e estudou Comunicação em Multimeios. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas realizadas em espaços culturais da Capital e no Interior. Teve fotografias publicadas em jornais e revistas de grande circulação no Estado de São Paulo, bem como fotografou para diversas gravadoras na realização de capas de discos. No ano de 2010, lançou seu livro: Álbum Imagens Musicais pelas Edições SESC SP. Em 2015 teve sua trajetória filmada em documentário intitulado: Entre o Traço e a Luz, pelo diretor Zeca Ferreira, o qual segue participando de mostras em festivais.


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.

*Inscrições encerradas.


Foto: Michal Jarmoluk