PROGRAMAÇÃO

Palestra
CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE IV
Com Lucineide Vieira e convidados

Sábados, 31 de outubro e 28 de novembro, das 16h30 às 18h



Para realizar sua inscrição, clique aqui


A atividade será desenvolvida na plataforma Google Hangouts Meet.


O link será enviado aos inscritos por e-mail. 



Mediação: Lucineide Vieira.


Nos encontros do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes terão oportunidade de conhecer a tradição do cordel, gênero literário que foi reconhecido, em 2018, como patrimônio imaterial pelo IPHAN. A cada encontro, um autor convidado fará uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de uma de suas obras.


Cronograma das atividades:


31/10 – Edimaria comenta seu cordel Helena Meirelles.


28/11 – Daniella Almeida apresenta o cordel Branquinha, a cabrita encantada.




EdiMaria é cordelista e escritora de livros infantis. Graduada em Fisioterapia, pós-graduada em Contação de História e em Direção Teatral, pela Faculdade Paulista de Artes. Participa de projetos de contação de histórias em bibliotecas, espaços culturais e centros de idosos. Faz parte dos coletivos: Teodoras do Cordel e SP Cordel, frequentava semanalmente o SP Cordel República, onde vendia seus trabalhos na feira de arte. Integra o grupo “Cordel Cantante” juntamente com Cleusa Santo, Daniela Almeida, Luciano Braga e Tin Tin Alves. 


Daniella Almeida é cordelista, arte-educadora, contadora de histórias, jornalista e mãe de duas meninas. Integrou por muitos anos a União dos Cordelistas de Pernambuco e a União Brasileira dos Escritores PE. Em São Paulo, junto com outros artistas da cultura popular fundou em 2009 o movimento Bodega do Brasil que acontece até hoje na Capital. Atualmente, reside na cidade de Campinas, onde atua com o projeto Histórias da Minha Terra (espetáculo de contação de histórias) e a oficina Caminhos do Cordel – Desenvolvendo o Potencial Criativo, em instituições culturais e escolas. Dani também é apresentadora e produtora do Sarau Viva Nordeste, projeto aprovado pelo PROAC, que toca em parceria com a Diálogos Produções Culturais e que celebra a cultura nordestina e seus artistas na região sudeste. Também é integrante do grupo Cordel Cantante juntamente com Cleusa Santo, Edimaria, Luciano Braga e Tin Tin Alves e faz parte do coletivo “ Teodoras do Cordel”.


Josué Gonçalves de Araújo é nascido Pontal do Paranapanema na cidade de Marabá Paulista – SP, mas viveu toda a sua infância e juventude na cidade vizinha, Mirante do Paranapanema e, aos 18 anos de idade, migrou para a capital paulista. Foi bancário e atualmente, além de escritor é diagramador de textos para a Editora Luzeiro e Magazine Gibi.


Lucineide Vieira da Silva Cipoli é graduada em Pedagogia (UEPB), com pós-graduação  em Língua Portuguesa (PUC/SP). Atua como professora de Sala de Leitura na Prefeitura de São Paulo , palestrante e mediadora de leitura. É Youtuber Literária no canal Estiloeliteratura



*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural".


Foto: Acervo pessoal