PROGRAMAÇÃO

Evento Especial
CIDADE CÊNICA, CIDADE CÍNICA?
Com Fernando Atique, Claudia Muniz, Janes Jorge e Lucas Chiconi

CIDADE CÊNICA, CIDADE CÍNICA? URBANISMO, MEIO-AMBIENTE E TERRITÓRIOS SENSÍVEIS DA PAULICEIA

Terça-feira, 25 de janeiro, das 19h às 21h 


A atividade pretende discutir novas possibilidades de mobilidade e organização social na cidade de São Paulo que evitem a degradação socioambiental, com o objetivo de apontar desafios e possíveis soluções para o bem viver em grandes metrópoles. A atividade faz parte das comemorações de aniversário da cidade de São Paulo.


Moderação: Fernando Atique (UNIFESP). 

Convidados: 

Janes Jorge (UNIFESP) - "São Paulo e sua História Ambiental entre perdas e avanços." 

Claudia Muniz (Coletivo Salve Saracura) - "Elos frágeis da cidade: habitação popular e patrimônio(s) cultural e natural na Grota do Bixiga". 

Lucas Chiconi (Rede Patrimônio Paulista) - "Pensar a cidade em sua multiplicidade de espaços".


Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

O link será enviado aos inscritos por e-mail. 


Claudia Muniz é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design no Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP). Doutoranda e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAUUSP, onde também faz parte do grupo de pesquisa "Patrimônio Cultural: história e crítica". Pós-graduada em Habitação e Cidade, pela Escola da Cidade (2016), e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP (2013). Participante do Coletivo Salve Saracura desde 2021.


Fernando Atique é professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo, onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na área de História, Espaço e Patrimônio Edificado. É arquiteto e urbanista (1999), mestre (2002) e doutor (2007) pela Universidade de São Paulo - USP. Foi pesquisador (Visiting Scholar), com bolsa CAPES, na University of Pennsylvania - Penn -, nos EUA, no Department of History of Art (2006). É pós-doutor em História, com bolsa FAPESP, pelo History Department da New York University - NYU - (2016). É membro fundador da Associação Ibero-Americana de História Urbana - AIHU. É, também, membro do ICOMOS-Brasil. É, atualmente, um dos editores da Thésis, revista da ANPARQ - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.


Janes Jorge é professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos). Realiza pesquisas na área de história ambiental. É autor do livro Tietê, o rio que a cidade perdeu São Paulo 1890-1940 (2017) e organizou os livros Panoramas Ambientais do Brasil Rural (2021) e Cidades Paulistas: Estudos de História Ambiental Urbana (2015). É um dos coordenadores do GT de História Ambiental da ANPUH Nacional (2021-2023) e coordenou o GT de História Ambiental da ANPUH/SP entre 2014 e 2018. É Secretário Geral da Associação dos Docentes da Unifesp (2021-2023). Foi Vice-Diretor do Campus Guarulhos da Unifesp entre fevereiro de 2017 e fevereiro de 2021.


Lucas Chiconi é Arquiteto e Urbanista pelo FIAM FAAM Centro Universitário. Foi coordenador do Núcleo de Valorização do Patrimônio do Departamento do Patrimônio Histórico, na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. É consultor em política urbana, com ênfase em planejamento urbano e patrimônio cultural. É mestrando em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).


*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.


*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural". 


Foto: Lucas Lima

MAPA DO SITE
Governo do Estado de SP

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR