PROGRAMAÇÃO

Roda de conversa
BATE-PAPO INTELECTUALIDADE NEGRA: DIÁLOGOS MARIOANDRADIANOS
Com Arthur Major, André Bispo e Bianca Gois

Quinta-feira, 20 de agosto às 16h30

O evento será transmitido em gravação prévia disponibilizada no Facebook e Youtube do museu.


Essa conversa visa ampliar o debate sobre raça e literatura, dando enfoque aos diálogos estabelecidos entre Mário de Andrade e outros escritores e pensadores negros na primeira metade do século XX, como Lino Guedes e Fernando Góes. Participarão dessa conversa André Bispo, educador da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, e Bianca Gois, graduanda de letras da UNIFESP.


André Bispo é graduado em Filosofia com extensão universitária em Museologia. Como artista educador, atua em setor educativo de museus e instituições culturais há 11 anos – lugares onde propõe diálogos sobre: educação não formal, transformação da língua portuguesa brasileira, imagem/fotografia, patrimônio (i)material e natural, bem como, temas sobre identidade subjetiva e sociocultural afro-brasileira. Hoje, entre outros trabalhos na área, atua como educador no Núcleo Educativo do Museu Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura.


Arthur Major é formado em História (FFLCH-USP). Atua como professor de cursinhos populares desde 2012, tendo experiência em exposições do SESC Vila Mariana (2017). Atualmente, é educador da Casa Mário de Andrade.


Bianca Gois de Oliveira Goyano é graduanda em licenciatura no curso de Letras Português - Francês pela Universidade Federal de São Paulo. Lecionou a Disciplina "Textos" (leitura e produção) no curso pré-vestibular "Professora Leila Regina" (São Paulo), de março 2018 a outubro de 2019. É auxiliar de classe (fundamental I) na EMEF Guimarães Rosa, desde setembro 2019. Atualmente desenvolve pesquisa de Iniciação Científica sobre epistolografia brasileira (correspondência entre Mário de Andrade e escritores afrodescendentes).


Foto de jornal. Acervo não identificado.