PROGRAMAÇÃO

Palestra
AÇÕES INCLUSIVAS E O FUTURO DOS MUSEUS
Com Vânia Carneiro de Carvalho e Solange Ferraz de Lima

Sábado, 22 de maio, das 16h30 às 18h


Para realizar sua inscrição, clique aqui

A atividade será desenvolvida na plataforma Zoom.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.


A palestra discutirá os novos desafios das instituições de memória na sociedade contemporânea, mediante a apresentação de um panorama das ações e experiências em curso promovidas pela equipe do Programa de Exposição do Museu do Ipiranga.  A apresentação pretende trazer um novo olhar sobre a democratização do acesso ao patrimônio cultural, por meio de ações inclusivas. A atividade faz parte da 19ª Semana Nacional de Museus, proposta pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). 


Vânia Carneiro de Carvalho é doutora em História Social, professora e curadora no Museu Paulista da USP desde 1990. Está credenciada no Programa de Pós-graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Coordena, desde 2019, o projeto de exposições de longa duração que deverão ocupar o edifício histórico Museu do Ipiranga a partir de setembro de 2022. Possui diversas publicações entre as quais destacam-se o livro Gênero e Artefato: o espaço doméstico na perspectiva da cultura material (2008) e os artigos e capítulos Cultura material, espaço doméstico e musealização (UFMG, 2011); As esculturas inspiradas na vida galante: um exercício de análise (CPC/EDUSP, 2017); Quando sonhar está na moda - a nostalgia do feminino na cultura de consumo (2017), e Cinderelas, bailarinas e a vida longa das galanterias (Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, 2019). 


Solange Ferraz de Lima possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). É livre-docente pelo Museu Paulista da USP (2012). Atualmente é docente da Universidade de São Paulo, no Museu Paulista (Museu do Ipiranga). Sua produção acadêmica resulta da pesquisa e curadoria de acervos, principalmente nos seguintes temas: cultura visual, cultura material, fotografia, ornamentação, cidades, coleções, curadoria e museus.


*Haverá emissão de certificado de participação.

*Esta atividade poderá contar como crédito de horas para o Programa Formativo "Patrimônio, Memória e Gestão Cultural".


Fotos: Vania Wolf / Acervo pessoal