PROGRAMAÇÃO

Palestra
A OBRA, A CASA E O ACERVO DE MÁRIO DE ANDRADE
Por Elisabete Ribas e Abilio Guerra

Sábado, 11 de agosto, das 10h30 às 12h30

 

Na palestra, a Supervisora Técnica do Serviço de Arquivo do IEB-USP tratará dos desafios e especificidades encontrados nas atividades de estudo e pesquisa do acervo do escritor modernista, preservado por aquela instituição. Abilio Guerra abordará as relações do escritor com o movimento modernista e a cidade de São Paulo. Esta atividade está associada à oficina “Cartografando Mário de Andrade: nas fronteiras entre literatura e cidade”.



Elisabete Ribas possui graduação em Letras e mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, ambos pela FFLCH-USP. Tem Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros-USP, instituição em que atualmente trabalha, exercendo o cargo de Supervisora Técnica do Serviço de Arquivo. Na área de organização de acervos, atua com documentação permanente e acervos pessoais. Aproveitando sua dupla formação, desenvolve pesquisas na área de acervos literários. É membro do SLA - ICA - Internacional Council on Archives, na área de Arquivos Artísticos e Literários. 


Abilio Guerra é arquiteto pela FAU PUC-Campinas, mestre e doutor em História pelo IFCH Unicamp, professor adjunto de FAU Mackenzie (graduação e pós-graduação). Com Silvana Romano Santos, é editor da Romano Guerra Editora e do Portal Vitruvius (www.vitruvius.com.br), aonde coordena o Conselho Editorial da revista científica Arquitextos.