PROGRAMAÇÃO

Curso
A FOTOGRAFIA DE MÁRIO DE ANDRADE
Com Marco Aurélio Olimpio

O curso será transmitido em aulas pré-gravadas disponibilizadas na plataforma Hotmart. 

Taxa de inscrição: R$ 70,00.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 01 de maio de 2021, clicando aqui.


Mário de Andrade tinha um apreço especial pela fotografia e pela revelação dos filmes. No curso, serão analisadas algumas imagens feitas pelo escritor e sua experiência na realização de um registro etnográfico.


Cronograma das atividades:


Aula 1 – Abordagem sobre fotografia como crônica social a partir do documento visual e das narrativas que Mário de Andrade estabeleceu em suas imagens;

Aula 2 – Os processos analógicos de ampliação e revelação nas fotografias de Mário de Andrade;

Aula 3 – Fotografia e etnografia: o Turista Aprendiz, de Mário de Andrade;

Aula 4 – Fotografia e etnografia: e experiência da Missão de Pesquisas Folclóricas, de 1938.


Marco Aurélio Olimpio trabalhou no SESC Pompéia (1992-1994) como laboratorista fotográfico enquanto desenvolvia uma linguagem e conhecimento fotográfico. Transferiu-se posteriormente para a PUC-SP onde exerceu por 13 anos a função de técnico em ensino de fotografia e estudou Comunicação em Multimeios. Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas realizadas em espaços culturais da Capital e no Interior. Desenvolve projetos onde fotografia e outras artes se complementam no âmbito cultural e social. Idealizador junto com Adriana Horvath, o Café Fotográfico e Retratos da Solidariedade cumprem suas funções em aproximar público, artista e realidade. Com fotografias publicadas em jornais e revistas de grande circulação no Estado de São Paulo, bem como fotografou para diversas gravadoras na realização de capas de discos. No ano de 2010, lançou seu livro: Álbum Imagens Musicais, pelas Edições SESCSP. Em 2015, teve sua trajetória filmada em documentário intitulado: Entre o Traço e a Luz, pelo diretor Zeca Ferreira.


As aulas poderão ser consultadas na plataforma Hotmart do dia 02 de maio a 02 de junho de 2021.


Foto: Acervo IEB-USP.