PROGRAMAÇÃO

Exposição
11/06 - EXPOSIÇÃO A ORIGEM DE MACUNAÍMA
Curadoria de Francisco Almendra

Terça a domingo, de 11 de maio a 4 de agosto, das 10h às 18h


Uma imersão na cultura brasileira aguarda os visitantes da exposição, que mergulha nas origens e nos mitos indígenas que deram vida a um dos mais icônicos personagens da literatura nacional: Macunaíma. A jornada de visitação terá quatro componentes: uma experiência interativa de realidade virtual na qual encontraremos o próprio Mário de Andrade recriado digitalmente com inteligência artificial e partiremos em uma jornada ao Monte Roraima para conhecer os mitos originais que o inspiraram; um tour virtual 360° do Monte Roraima, com portais digitais revelando os pontos mais icônicos desta misteriosa montanha; uma exposição multimídia sobre a insólita expedição de Theodor Koch-Grünberg de 1911, que revelou os mitos originais de Macunaíma a Mário de Andrade; e imagens panorâmicas do Monte Roraima, trazendo os ambientes exóticos de seu cume em grande formato. A exposição transportará os visitantes para o coração da Amazônia e revelará de forma moderna e inovadora as raízes e lendas que moldaram a obra-prima de Mário de Andrade.


Terça-feira, 11 de junho

A visitação é gratuita e livre. Para a experiência em realidade virtual é necessário realizar sua inscrição, clicando aqui.

Serão disponibilizadas 6 vagas presenciais por sessão (30 minutos de duração).


Francisco Almendra, mestre em administração pública e desenvolvimento sustentável pela Harvard Kennedy School, trilhou uma variada carreira no setor público e privado em instituições internacionais como o Banco Mundial, Nações Unidas, World Resources Institute e Fundação da ONU, antes de retornar à sua eterna paixão por imagens e narrativas. Fotógrafo há quase três décadas, já fotografou em mais de 60 países e viveu na China, Sudão do Sul, África do Sul e EUA durante nove anos. Ao regressar ao Brasil em 2013, criou o projeto de arte Drone do Amor com um dos primeiros drones no Brasil, e trabalhou com filmagens aéreas para clientes como Globo e TV Record antes de montar o Studio KwO XR em 2015, onde atua como CEO e Diretor em mais de 80 projetos imersivos. Ganhador do Emmy 2020 de Novas Abordagens de Documentário por cinematografia 360º em “Awavena”. Como diretor e produtor, conquistou o prêmio de Melhor Experiência VR no Festival Laval Virtual 2023 (o maior festival VR da Europa) com “Tinta & Fogo”. Como diretor de produção e diretor de fotografia 360º 3D, conquistou o prêmio de Melhor VR 360 no Planet Festival Barcelona 2023 por “Amazônia Viva”. Francisco é cofundador e conselheiro da XRBR Associação Brasileira de Produtores de Realidades Estendidas, evangelizador, facilitador e palestrante em diversos eventos de tecnologia e realidade virtual, como o VR Bootcamp no Museu do Amanhã, Rio Creative Conference, VFXRio, e Hyper Festival.


Foto: Studio Kwo
MAPA DO SITE

Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Consulte sobre os Cookies e a Política de Privacidade para obter mais informações.

ACEITAR