2108
80 ANOS DA MISSÃO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS



Com base na visão do próprio Mário sobre a Missão de Pesquisas Folclóricas e sua motivação para realizá-la como diretor do Departamento de Cultura de São Paulo, a Casa Mário de Andrade preparou, para a ocasião dos 80 anos de seu projeto, um programa que busca contemplar as ações e reflexões do escritor relacionadas às tradições culturais brasileiras. Além de uma exposição que insere o seu ponto de vista num breve panorama dos preparativos e resultados da Missão, o Museu oferece atividades evocadoras de suas pesquisas, particularmente na vertente musical.

 

Exposição

MÁRIO DE ANDRADE: UMA MISSÃO DE VIDA OU MORTE

80 ANOS DA MISSÃO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS


De 05 de setembro a 11 de dezembro, de terça a domingo, das 10h às 18h

 

O título da exposição baseia-se em bilhete de Mário ao folclorista Luís da Câmara Cascudo, no qual manifesta a importância “de vida ou morte” que adquiria, para ele, o projeto da Missão. A mostra destaca a concepção e os resultados das pesquisas realizadas, e, num plano mais pessoal, as iniciativas de diálogo do escritor com colaboradores e possíveis incentivadores da realização de seus objetivos.

 

GRUPO BOI DA GAROA

Por Fernando Corrêa e convidados

Quintas-feiras, 23 e 30 de agosto e 6, 13 e 27 de setembro, das 19h às 21h

Apresentação: 20 de setembro

 

O grupo, pesquisador do Cavalo Marinho pernambucano, promove encontros semanais abertos ao público, que incluem música, poesia, dança e teatro.

 

NA PANCADA DO GANZÁ: UM PROJETO DE MÁRIO DE ANDRADE

Por Antonio Nóbrega

Sábado, 25 de agosto, das 16h às 18h

 

O músico e bailarino Antonio Nóbrega apresenta o projeto de publicação da obra Na Pancada do Ganzá, contendo os estudos de Mário sobre as danças dramáticas do Brasil.


GRUPO CAMBAIÁ DE MOÇAMBIQUE DE BASTÃO

Por Ricardo Marcondes e convidados

Sábado, 25 de agosto, das 17h às 18h

 

O grupo apresenta o Moçambique, dança dramática da região do Vale do Paraíba paulista, estudada por Mário de Andrade.